Hábitos simples para fortalecer seus hormônios de felicidade

Que o dia internacional da felicidade é o mesmo dia que começa a primavera não é coincidência. Poderíamos dizer que estes são dois conceitos que vão juntos, e é que, culturalmente, o equinócio da primavera é a passagem do frio e ‘ triste ‘ inverno, ensolarado e ‘ feliz ‘ verão.

Pode ser que cada pessoa goste de uma estação mais do que outra, mas aquelas que são marcadas pelo bom tempo e pelo sol são, biologicamente, benéficas para o nosso organismo e o chamado “Quarteto da felicidade”.

Mas o que é o ‘ Quarteto de felicidade ‘? É um grupo de hormônios, os produtos químicos que circulam no corpo e influenciar a nossa saúde, que estão diretamente relacionados com o sentimento de felicidade. Estamos falando de endorfinas, serotonina, dopamina e ocitocina ..

De acordo com a pesquisadora americana Loretta G. Breuning em seus hábitos livro de um cérebro feliz, quando seu cérebro emite um dos produtos químicos que compõem o “Quarteto de felicidade”, você se sente bem. Agora, a chave é saber que você pode fortalecer esses hormônios com hábitos diários simples.

Endorfina: exercitar e comida quente

As endorfinas são notáveis por seu efeito analgésico. Eles são as substâncias responsáveis por provocar a ação anestésica no cérebro, e por isso desempenham um papel essencial no nosso sentimento de felicidade.

Como você pode aumentar seus níveis de endorfinas? Exercício. Além disso, as atividades sociais, como namoro e alimentação familiar, podem ajudá-lo a obter uma dose extra. Se nestes alimentos que você escolher ingredientes quentes, melhor do que melhor, porque eles contêm opiatos naturais, ou seja, mais substâncias analgésicas para o corpo.

Serotonina: banhos de sol geralmente

Hora de sair para o terraço e aproveitar que no aumento das temperaturas da primavera. Serotonina é conhecida diretamente como a “substância da felicidade”,então você pode imaginar o quão importante é para nós. Na verdade, muitos medicamentos antidepressivos são baseados em ajudar os receptores de serotonina no cérebro.

Para o seu corpo para produzir serotonina, é melhor tomar alimentos ricos em aminoácido triptofano, como queijo, frango, ovos ou peixe. Além disso, de acordo com alguns neurocientistas da psicologia atual, a serotonina pode ocorrer quando você se expor à luz solar e exercício aeróbico.

Dopamina: comer fruta muito madura

Este hormônio te diz alguma coisa? Tem a ver com o amor, mas também é responsável por vícios. Dopamina provoca prazer e faz você se sentir bem, ea melhor maneira de ter altos níveis desta substância em seu corpo é, aparentemente, comer frutas maduras.

Oxitocina: sair com amigos e família

Este hormônio nos ajuda a sentir mais segurança e socializar melhor. Também produz tranquilidade e reduz a ansiedade e o stress. Graças a esta substância, nos sentimos confiantes quando se trata de socializar e conhecer novas pessoas. Este mesmo processo gera mais ocitocina em nosso corpo e um senso de “sucesso” e felicidade.

Você tem todos os ingredientes na fórmula da felicidade?